Desafio para os Empatas – Como Ajudar sem Esgotar as Energias

Deixe um comentário

(Judith Orloff)

 Um dos grandes desafios para os empatas e todas as pessoas sensíveis é como ajudar os outros sem se esgotar. Como psiquiatra, observei que meus pacientes ficam mais exaustos quando tentam demais consertar ou ajudar seus cônjuges, filhos ou amigos. A arte de manter o espaço é uma habilidade que os empatas devem aprender. Manter o espaço significa que estamos presentes para as pessoas que amamos, irradiando uma energia afetuosa, sem julgamentos e calma, mas não tentamos consertá-los ou absorver sua angústia.

Manter espaço é uma prática de bondade amorosa que você pode usar quando estiver apoiando outras pessoas. É mais sobre “ser” do que “fazer”. Sua energia e atitude podem fazer toda a diferença. Aqui está um trecho do meu livro Thriving as an Empath: 365 dias de autocuidado para pessoas sensíveis. Quanto mais você praticar a irradiação dessa consciência centrada no coração, mais fácil se tornará o espaço de retenção.

Uma prática de espaço de retenção

Quando você está com alguém de quem você gosta, que está passando por um momento difícil ou está expressando alegria, é uma bela habilidade reservar espaço para essa pessoa. Isso significa que você optou por estar totalmente presente com essa pessoa. (Manter espaço não é algo que você oferece a todos que precisam.) Sua mente está tranquila: você não está excessivamente envolvido. Você não está pensando em como alterá-los ou consertá-los. Você não está focado em suas próprias emoções, que podem estar sendo desencadeadas. Em vez disso, você olha para eles com amor, ouve com o coração e mantém um espaço positivo e sem julgamentos para que essa pessoa seja apenas.

O espaço de retenção é um presente que você tem a oferecer. Costumo fazer isso para meus pacientes e com amigos. Você está criando uma aura de amor que se estende de você a eles. Nunca subestime o poder de reservar espaço para alguém. Pode ser um veículo para uma cura profunda.

Defina sua intenção. Vou manter um espaço de amor para alguém hoje. Estarei totalmente presente para eles.

Judith Orloff
Fonte:https://eraoflight.com/ — Rafael Issa Gama e Marco Iorio Júnior  – Tradutor e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz

adavai@me.comwww.adavai.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.