NOVE COISAS QUE APENAS PESSOAS PASSIVO-AGRESSIVAS FAZEM-30/09/15

Deixe um comentário

(Amy Morin)

Embora uma abordagem passivo-agressiva ocasional para os problemas da vida não seja incomum, a manipulação e a comunicação indireta são uma forma de vida para algumas pessoas. Pessoas passivo-agressivas muitas vezes seguem despercebidas no escritório e em seus círculos sociais – pelo menos inicialmente – porque elas disfarçam a sua hostilidade fervilhante com uma atitude agradável.

Aqui estão nove coisas, não obstante, que apenas as pessoas passivo-agressivas fazem:

1 . Deliberadamente “esquecem” de fazer as coisas

As pessoas passivo-agressivas preferem ser vistas como “distraídas” em vez de desagradáveis. Em vez de recusar-se a trabalhar em um projeto, um colega   passivo-agressivo pode alegar que se esqueceu do prazo. Ou uma amiga passivo-agressiva pode dizer que se esqueceu de fazer as reservas para um restaurante de que vocês falaram, porque ela realmente não quer ir.

2 . Dizem ‘sim’ quando não têm nenhuma intenção de cumprir

Em um esforço para parecer pessoas agradáveis, as pessoas passivo-agressivas raramente dizem ‘não’. Elas podem ignorar um convite completamente, apenas para alegar mais tarde que nunca o receberam. Elas muitas vezes concordam efusivamente com os convites feitos na sua presença – mesmo quando não tenham nenhum desejo de os aceitar. Para escapar de suas obrigações, elas podem, então, cancelar os planos no último minuto, fingindo uma doença ou emergência.

3 . Envolvem-se em comportamentos que visam caluniar maldosamente outros

Não é que as pessoas passivo-agressivas não compartilhem suas opiniões – é que elas não as compartilham de uma forma honesta. São propensas a se queixar a todos, exceto à pessoa de quem elas estão reclamando. Suas abordagens indiretas prejudicam os relacionamentos e não contribuem em nada para resolver os problemas.

4 . São ineficientes de propósito

As pessoas passivo-agressivas são teimosas. Quando não querem alguma coisa, muitas vezes, se tornam ineficientes o quanto podem para evitar que o trabalho seja feito. Em vez de dizer: “Estou tendo problemas com este projeto”, uma pessoa passivo-agressiva pode procrastinar, de propósito, na esperança de que alguém vá assumir.

5 . Mascara os seus ressentimentos com um sorriso

As pessoas passivo-agressivas não expressam a sua raiva ou desprazer de uma maneira aberta. Muitas delas mantêm por anos um acúmulo de ressentimento e amargura, muitas vezes, ocultando-os sob um sorriso falso. Não importa o quanto elas discordem do que vocês estão dizendo, elas trabalharão duro para parecer como se apoiassem plenamente as suas declarações.

6 . Buscam vingança

Oculto sob uma personalidade exteriormente agradável, está um desejo de punir aqueles que a machucaram. As pessoas passivo-agressivas, frequentemente, vão aos extremos para retaliar quem elas acreditam que tiraram vantagem delas. Suas tramas por vingança são amiúde indiretas – um e-mail anônimo, raivoso ou um rumor sórdido espalhados pelo escritório são apenas algumas das abordagens de que elas podem lançar mão.

7 . Exibem um desamparo estudado

As pessoas passivo-agressivas não acreditam que têm controle sobre os acontecimentos em suas vidas. Em vez de tomar as medidas para solucionar os problemas, elas se convencem de que: “Não adianta tentar, porque não posso fazer nada sobre isso de qualquer forma”. Essa abordagem passiva desnecessariamente os submete a mais dificuldades, e infelizmente, muitas das suas previsões negativas se transformam em profecias que se autorrealizam.

8 . Vão aos extremos para evitar confronto

Mesmo quando estão profundamente ofendidas, as pessoas passivo-agressivas evitam o confronto direto. Às vezes, elas demonstram uma comunicação incongruente, dizendo coisas, como: “Está ótimo. Seja lá o que for!” ou “Bem, se você não se preocupa com os meus sentimentos, então, acho que você não precisa fazer isso.” Elas permitem que os outros os tratem mal, e se recusam a admitir que os seus sentimentos estão feridos.

9 . Manipulam as pessoas

As pessoas passivo-agressivas se esforçam para pedir o que querem, e recorrem a táticas de manipulação para conseguir satisfazer as suas necessidades. Em lugar de pedir ajuda para carregar uma caixa, uma pessoa passiva-agressiva pode se queixar: “Eu provavelmente vou machucar minhas costas carregando sozinha esta caixa lá pra cima”. Elas não se importam que os outros sintam pesar ou pena delas – contanto que isso funcione para que tenham as suas necessidades satisfeitas.

Chamando atenção para o comportamento passivo-agressivo

Se você é propenso a assumir uma abordagem passivo-agressiva na vida, há medidas que você pode tomar para ser mais assertivo. Quando as suas palavras estão de acordo com as suas emoções e com o seu comportamento, você vai usufruir de uma vida muito mais autêntica. Se você detectar sinais passivo-agressivos em um colega, amigo ou familiar, estejam dispostos a manter essa pessoa responsável. Deixar que a pessoa passivo-agressiva fuja da responsabilidade ou evite confronto, apenas reforça o seu comportamento.

Direitos Autorais:

Fonte: AmyMorin LCSW.com

Amy Morin é psicoterapeuta, oradora e autora do best seller, “13 Things Mentally Strong People Don’t Do”, que está sendo traduzido para mais de vinte línguas.

Tradução de Ivete Brito – adavai@me.comhttps://adavai.wordpress.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s