CONFUSÃO PRODUTIVA

Deixe um comentário

4 de Setembro de 2013: Aproximando-nos da Lua Nova em Virgem

Sarah Varcas

Fonte: http://astro-awakenings.co.uk/4th-september-2013-approaching-the-new-moon

Ao nos aproximarmos da Lua Nova de amanhã, poderemos sentir uma certa oscilação, sem sabermos se estamos indo na direção certa ou apenas nos enganando, juntamente com todos os outros. Há uma certa confusão no ar, mas pode ser uma confusão produtiva ao invés de uma distração! Confusão produtiva é aquela que gradualmente se resolve dentro de um padrão, se permitirmos que todas as peças se encaixem em seu próprio tempo. A do tipo distração nos impede de permitir isso, pois ocupa nossa mente e coração com ansiedade e mau pressentimento.

Naturalmente, muitas vezes a nossa reação é que define o tipo de confusão com que lidamos. Se acrescentarmos à confusão uma camada de medo e uma exigência prematura por clareza, ela inevitavelmente nos distrairá, impedindo-nos de enxergar o caminho, e levando-nos a oscilar ainda mais. Entretanto, se a cobrirmos com uma camada de fé e a infundirmos com sabedoria, saberemos que todas as coisas se juntam em seu próprio tempo, incluindo a nossa própria clareza e orientação interior. Assim como a natureza não pode ser apressada, nós também não podemos, quando se trata do crescimento e desenvolvimento de nossa própria alma.

Então hoje poderemos precisar ter paciência com a confusão e abraçar ternamente sua presença nebulosa, ao invés de agarrá-la com punho de ferro para conseguir que se comporte. Não tem problema estarmos confusos. A confusão significa que passamos além do ponto em que nossa mente consegue penetrar o reino da Verdade que não pode ser falada nem compreendia, mas apenas encontrada e vivenciada. Não há nada que precise fazer sentido nesse reino, apenas o momento para ser vivido. E nossas mentes ficam caracteristicamente desconfortáveis com este fato! Esse lugar não tem ordem nem forma racional. Os antigos mecanismos de defesa e os conhecimentos que adquirimos não fazem nada por nós aí. Ele não está sob o domínio do passado nem do futuro. É um lugar fora do tempo, onde residem todas as respostas, se nele descansarmos durante o tempo suficiente para identificá-las.

Infelizmente, em nosso mundo, não saber é considerado uma fraqueza. Todo mundo deve ter uma resposta, uma opinião. Todos nós buscamos certezas sobre as quais possamos fundamentar nossa identidade. Mas hoje não é um dia para identidade. Hoje é um dia para dissolução – um momento para as posições rígidas se dissolverem e para os planos concretos desmoronarem. E tudo isto é bom, porque a situação onde nos encontraremos quando essas coisas acontecerem será mais verdadeira e autêntica do que qualquer outra posição, ideia ou opinião que jamais tivemos.

Então hoje, mesmo que pensemos que sabemos algo com certeza, pode valer a pena lembrarmos que isso provavelmente não é verdade e que a liberação da certeza pode nos levar a reinos plenos de sabedoria e graça. Confusão, incerteza, não ter a menor ideia… tudo isto são passos no caminho do espírito. Sem eles nunca seríamos capazes de nos libertar das garras da mente egóica, que nos diz exatamente como as coisas deveriam ser a cada momento, e em seguida se congratula por ter feito isso! Hoje é um dia para não sabermos nada – de mim, de vocês, de ninguém, de nada. Estejamos simplesmente abertos para o que é, e observemos aonde isso vai nos levar.

Desejo a todos um dia pacífico.

Sarah Varcas

Tradução de Vera Corrêa veracorrea46@ig.com.br

© Sarah Varcas. Todos os direitos reservados. É dada permissão para compartilhar livremente este artigo em sua totalidade, desde que seja dado todo crédito ao autor. E que seja citado o site onde este texto é oferecido gratuitamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.